Um lugar quase que inóspito, de difícil acesso, de estradas de chão longas e mal conservadas, de cenários bucólicos, de propriedades abandonadas, com uma natureza pouco comum no Brasil.

Essa é a descrição que já ouvi da Serra da Bocaina, mas cada um vê o que quer, porque para tantos outros é o paraíso do trekking, da bike, do off-road, já para mim é o lugar mais incrível, primitivo, inexplorado e rico em história de todo o Estado de São Paulo, aliás, diga-se de passagem, a Bocaina é a última fronteira do Estado de SP no cone Leste Paulista.

A Serra da Bocaina está inserida no Vale do Paraíba, exatamente entre as Serras do Mar e Mantiqueira, daí o nome dela, Bocaina em indígena é algo como “entre as duas serras”, se trata de um maciço rochoso que em seus pontos mais altos ultrapassa 2000 metros de altitude e ocupa parte do território de diversos municípios paulistas: Cunha, Silveiras, Areias, São José do Barreiro, Arapeí e Bananal.

O acesso até o alto da Serra nunca foi fácil, faz pouco tempo que chegou a primeira via pavimentada até o seu topo, por Bananal, e o embargo de muitas propriedades, algumas históricas, por conta da implantação do Parque Nacional da Bocaina, fizeram com que seu topo permanecesse pouco alterado ao longo dos anos, que bom, pois é um lugar repleto de importância para a natureza, é ali na Bocaina, por exemplo, que nasce o Rio Paraíba, primeiro como Rio Paraitinga, que depois formará o Paraíba.
A Bocaina é um verdadeiro santuário para os amantes do ecoturismo, de roteiros clássicos, como a Trilha do Ouro que liga o topo da Bocaina ao litoral de Angra dos Reis por um caminho histórico de pedras, à roteiros ainda pouco conhecidos, como as incontáveis cachoeiras escondidas, como a Cachoeira da Aldeia, ou grandes desafios, como a difícil Pedra do Frade, ou ainda roteiros recentemente descobertos, como a Cachoeira do Bracuy, a Bocaina tem opções para todos os gostos.

A Ecovaletur levará um grupo de aventureiros para fazer a Trilha do Ouro no feriado de 1 de maio, 3 dias imersos na Serra da Bocaina, conhecendo um pouco desta região incrível!! Vem com a gente!!

Maiores informações (12) 99632-7474 / (12) 2103-3739 / contato@ecovaleturcom.br

Artigos Recentes

Digite e aperte Enter para procurar