Nos últimos anos o ecoturismo tem crescido a taxas entre 15% e 20% n Brasil, segundo o Sebrae, muito acima do que outros segmentos do turismo, e mais ainda do que outros setores da economia.
Isso foi afetado por uma série de motivos, mas sem dúvida, para mim, os principais foram a crescente busca por melhor qualidade de vida, além, claro, das redes sociais.

Neste crescimento do setor de turismo ecológico há cada vez mais pessoas iniciando em atividades ao ar livre, o que aumenta a responsabilidade das empresas que estão no mercado, por conta do tipo de introdução que esta faz deste novo aventureiro ao ambiente natural.

Entendemos que esta introdução não é simplesmente levar o turista para fazer uma trilha pela primeira vez na vida, é preciso informar antes e conscientizar durante a atividade, para que depois da mesma se reflita em uma nova educação, de respeito para com o ambiente natural, todos os seres vivos encontrados pelo caminho e à sua própria vida.

A preparação antes para uma atividade ao ar livre é o primeiro passo para que no dia tudo ocorra bem e satisfaça suas expectativas.
Estar preparado é saber o que vai ou pode encontrar pelo caminho na aventura, mas também estar vestido de forma adequada e carregando equipamentos e alimentação adequados para sua segurança, conforto, saúde e para o mínimo impacto.

A ECOVALETUR, por exemplo, envia antes de cada roteiro todas as informações necessárias para preparar o “ecoaventureiro”, seja ele experiente ou iniciante, recebe todas as informações de forma minuciosa, tem previsão do tempo, cronograma, check list, entre outras informações, além do trabalho de conscientização realizado durante a atividade, através de seus monitores e dos guias locais.

Com a responsabilidade que tem, como referência de ecoturismo no Vale do Paraíba, a ECOVALETUR inovou mais uma vez, e em parceria com outra referência no assunto, a loja DECATHLON em São José dos Campos, tem realizado desde março de 2018 uma série de WORKSHOPS gratuitos, com intenção de preparar, informar e conscientizar a respeito de atividades ao ar livre, sempre com um roteiro da região do Vale do Paraíba como pano de fundo e a presença de um guia local deste roteiro, além dos especialistas da ECOVALETUR e da DECATHLON, em um evento repleto de interação.

Estes workshops inicialmente eram somente na última terça-feira de cada mês, mas agora além da última terça, acontece no meio do mês, também na terça.

A agenda está no site www.ecovaletur.com.br e também é divulgada nas redes sociais da Ecovaletur e da Decathlon.

Compareça!!!

Artigos Recentes

Digite e aperte Enter para procurar