Separamos aqui 3 travessias incríveis, em cenários lindos e entre as duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, são experiências únicas de imersão nas belezas do nosso país.

 

TRILHA DO OURO

Cachoeira do Veado – Trilha do Ouro – Foto Filipe Vieira Fernandes

 

Uma das travessias mais clássicas do país, sem dúvida um mergulho na história do Brasil.

A Trilha do Ouro atravessa no sentido oeste-leste o Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB) por um antigo caminho de pedra em meio à floresta, o percurso é feito em 3 dias, e são cerca de 51 Km, liga São José do Barreiro/SP até Angra dos Reis/RJ.

Um grande diferencial é o pernoite e alimentação em pousadas em casa de colonos, como antigamente, acomodações simples, sem energia elétrica, mas com banho aquecido a serpentina, cama quente, muita comida e uma hospitalidade cativante. O suporte das pousadas permite fazer o trajeto com mochilas leves.

Ao longo da Trilha do Ouro há muitas atrações naturais e culturais, algumas poucas construções seculares, o caminho de pedra e a natureza exuberante dão o tom, mas as principais atrações sem dúvida ficam por conta dos rios e cachoeiras que tem pelo caminho, entre elas as Cachoeiras do Santo Isidro e a impressionante Cachoeira do Veado, o coração pulsante da Bocaina, uma gigante com duas quedas que juntas somam mais de 200 metros de queda d’água.

Clique aqui para mais informações

 

 

PONTA DA JUATINGA

Camping na Praia Cairuçu das Pedras – Ponta da Juatinga – Foto Filipe Vieira Fernandes

 

Uma das travessias costeiras mais famosas e impressionantes do país, mistura praias paradisíacas, mata atlântica preservada e comunidades caiçaras tradicionais.

A Ponta da Juatinga é uma península em Paraty-RJ, área protegida pela Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e pela Reserva Ecológica da Juatinga, bem preservada, abriga rica biodiversidade da Mata Atlântica. Não há estradas, somente trilhas, e faz pouco tempo que chegou energia elétrica, sendo que algumas comunidades ainda não têm este advento da modernidade.

A vivência cultural de atravessar comunidades tradicionais, a beleza das praias e os banhos de água doce pelo caminho são o grande diferencial, os principais atrativos são as praias Ponta Negra, Cairuçu das Pedras e Martins de Sá, e os poços de água doce Cachoeira das Galhetas, piscina de Cairuçu e o Poção.

Clique aqui para mais informações

 

 

MEIA VOLTA DA ILHA GRANDE

Praia da Longa – Ilha Grande – Foto Filipe Vieira Fernandes

 

A Ilha Grande é uma das maiores do Brasil, e um dos locais mais lindos e incríveis também, localiza-se no município de Angra dos Reis, litoral sul do Estado do Rio de Janeiro e integra o Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG).

O percurso da Meia Volta da Ilha Grande é pelo lado norte da ilha, o mais protegido, virado para o continente, e são quase 40km distribuídos ao longo de 3 dias, entre mata atlântica, praias paradisíacas e vilarejos de pescadores.

O trajeto é realizado com mochila leve, levando somente seus pertences e lanche de trilha, e o pernoite e alimentação principal são realizados em pequenas pousadas nas praias pelo caminho.
Alguns dos principais atrativos são a Lagoa Verde, Lagoa Azul, Cachoeira das Feiticeira, e construções históricas, entre mais de 20 praias percorridas entre comunidades tradicionais

Clique aqui para mais informações

Artigos Recentes

Digite e aperte Enter para procurar