Como um esporte pode mudar sua maneira de enxergar o mundo e sua própria vida

Por Larissa Escobar

 

Em 2018 eu comecei a fazer trilhas e foi muito mais legal do que eu imaginava!

Trilha é um dos esportes de aventura mais simples e prazerosos que existem. Não exige habilidade, e seu condicionamento físico não precisa estar lá aquelas coisas. É só conhecer um “pico” (palavra que os trilheiros usam para um lugar legal onde da para fazer trilha) e se aventurar. Sempre com segurança, é claro!

Depois de 1 ano fazendo trilhas, vou contar para vocês algumas coisas que aprendi:

Eu não me conheço

Estar no meio da natureza te faz viver situações que você não passa durante sua rotina de trabalho e estudo. Acredite, ter surpresas como ter vontade de ir no banheiro e não ter o conforto de um vaso sanitário por perto é um grande aprendizado. Descobrimos que conhecemos só uma parte de quem realmente somos. Se conhecer melhor com os “perrengues” é muito legal!

 

Desconectar é bom

Não tem sinal de celular no meio das montanhas. Não ter o whatsapp chamando toda hora, nem emails de trabalhando chegando ou o celular vibrando com notificações de aplicativos é BOM DEMAIS. A gente não precisa de um lugar sem sinal para desconectar assim, mas eu sei que o vício as vezes ja é grande demais e a falta de sinal é uma boa desculpa para sumir um pouco.

 

Eu posso muito mais do que eu sei

Você pode andar muito mais do que acha que pode. Você pode subir um morro bem alto. Você pode tomar um banho de cachoeira bem gelado. Você pode superar qualquer limite, só precisa tentar. Parecem exemplos bobos, mas faça trilha e tente.

 

Rotinas são assassinas de criatividade

Descobri que fazer trilha me inspira de uma forma absurda, e que na minha rotina durante a semana minha criatividade estava morta. Sair, ver a natureza e conhecer pessoas diferentes de mim, me ajudou a ser muito mais criativa no trabalho e na minha vida pessoal.

 

Liberdade é felicidade

O vento batendo no rosto no alto de uma montanha é inexplicável, amigos. Esse aprendizado foi muito pessoal, mas tente também e me conte depois. Tem uma
alegria que só a sensação de liberdade nos proporciona, a natureza é a melhor aliada para isso.

 

O que eu estava fazendo esse tempo todo?

Minha sensação, hoje, é de que eu perdi tempo demais dentro de casa assistindo Netflix. Não que isso seja algo ruim, amo curtir minha preguiça. A questão é que o mundo lá fora é muito grande e cheio de oportunidades, vale a pena sair, se aventurar e se abrir para experiências marcantes. Da para equilibrar o sofá com a aventura e ser feliz com os dois.

A melhor coisa com a qual você pode gastar seu dinheiro é com passeios, porque as experiências acumuladas com viagens são mais duradouras do que a alegria que qualquer bem de consumo pode trazer, segundo psicólogos. Li essa informação em um livro sobre a felicidade e acho uma boa dica para todos nós. Faça mais passeios e colecione mais histórias!

Espero que você faça trilhas e aprenda tanto quanto eu! Seja feliz (:

Artigos Recentes

Digite e aperte Enter para procurar