A natureza é incrível! Permite conexões únicas e nos traz sabedorias milenares. Agora te pergunto: Imagina dar um mergulho numa cachoeira “aos pés” do místico e imponente Pico dos Marins, em Piquete? E se eu te falar que, ao chegar lá, ainda tem um cafezinho caseiro delicioso antes de começar a trilha? Aí é bom demais, né?
Pra iniciar a caminhada, que dura, aproximadamente, 6 km no total — já passamos por uma cachoeira: A Cachoeira do Amor, que segundo seu Rivail – guia que nos acompanhou nessa expedição, tem esse nome por conta da quantidade de casais apaixonados que frequentavam o local (digo frequentavam porque, hoje, as cachoeiras ficam fechadas por estarem numa propriedade privada).
Depois de andar mais alguns minutos, damos de cara com a Cachoeira dos Marins e paramos pra dar um mergulho para renovar as energias e seguir adiante. Ela tem 20 metros de queda. Na sequência, damos de cara com a Cachoeira Véu de Noiva. Linda! 70 metros de queda d’água. A próxima da lista é a Cachoeira do Zé Faria com impressionantes 100 metros de queda! E o legal dessa cachoeira é que o poço fica localizado numa região mais alta então é possível entrar na água e, ao mesmo tempo, contemplar a imensidão da Serra da Mantiqueira. Segundo o guia, ela tem esse nome por conta de um senhor que vivia na região e, num certo dia, nas andanças por ali, ele teria caído lá de cima até o poço e levantado como se nada tivesse acontecido! São “causos” contados durante nossa caminhada recheada de muita prosa boa, por sinal.
Já na reta final, o gran finale é chegar no cartão postal, “Janela da Mantiqueira” – a atração principal, onde as pessoas costumam fazer fotos. Ah, e atrás da Janela ainda tem a Cachoeira Dourada – com 70 metros de queda. E esse nome não é à toa. Olha só a cor dessa água. Aliás, todas as cachoeiras contam com um tom de água diferenciado, viu!
Em todas elas há uma pausa pra mergulho e pra um lanchinho. O nível de dificuldade é moderado. O que pode dificultar é quando o solo está um pouco mais encharcado, no entanto não é preciso ter experiência em trilhas pra concluir. A ideia é ter um dia especial com um passeio delicioso pra ser feito com amigos, parceiros e família.