A dois passos do paraíso! A letra da clássica música da banda carioca Blitz é uma definição que cai muito bem para este lugar: Saco do Mamanguá. Pra chegar até lá, é preciso ir até Paraty Mirim, distrito de Paraty, no litoral sul fluminense. Na estrada, encontramos comunidades indígenas e caiçaras, que também veem no turismo uma alternativa a mais pra renda: quiosques e por meio da arte, confeccionando pulseiras e miçangas.
Assim que chegamos no estacionamento, pegamos um barco para nosso destino. São, aproximadamente, 20 minutos até uma das praias. No trajeto, somos contemplados com um mar verde esmeralda e rodeados pela Mata Atlântica. Um verdadeiro presente! É nesse caminho, também, que avistamos a casa que foi usada como locação para o filme “Amanhecer” (Saga Crepúsculo) em que os pombinhos Bella e Edward vêm ao Brasil passar a lua de mel. (Para os fãs da série). Hoje em dia, só é possível ver o telhado, já que cresceu vegetação em redor da casa (é uma área de proteção ambiental).
Chegando na praia, nos preparamos pra subir o Pico do Pão de Açúcar. Pouco mais de 1,5 km de trilha íngreme, feita em cerca de 1h30. Durante a caminhada, somos contemplados com o som dos pássaros que rodeiam a região. A trilha tem pouquíssimos trechos expostos (sol na cabeça), na maior parte do tempo somos agraciados com a sombra.
Chegando lá em cima… Não tem nem o que falar. Visual espetacular. Pelas fotos, podemos ter uma palhinha, mas não é a mesma coisa que estar no local, in loco. O verde da água fica mais acentuado e se mistura com o azul do céu e nos faz pensar como somos pequenos diante da imensidão da natureza. É reenergizante! A energia, a paz e a autoconfiança depois de ter percorrido um caminho desse é motivador!
Ah, e uma curiosidade é que o Saco do Mamanguá é conhecido como o único Fiorde tropical do mundo! Fiordes são uma espécie de vales rochosos que foram inundados pelo mar. Geralmente, esse tipo de formação é encontrada no norte do Pacífico, especialmente em regiões como Canadá e Noruega.