Fiorde é um braço de mar que entra no continente entre altas montanhas, são formações bem características das costas da Noruega, Groelância e Chile, entre outras, cenários esculpidos pela erosão das montanhas por conta do gelo.
No Brasil existe um único fiorde, O Saco do Mamanugá, considerado inclusive o único do mundo em região tropical, fica na Costa Verde, em Paraty, em um dos últimos redutos no país de mata atlântica preservada e comunidades tradicionais, a Reserva Ecológica do Juatinga.
O Saco do Mamanguá tem aproximadamente 8 Km de comprimento por 1 Km de largura, o acesso é somente feito por trilha ou barco e contém mais de 30 praias e comunidades tradicionais, como comunidades de pescadores e índios. O número de praias aumenta ainda mais na maré baixa, quando surgem diversas “prainhas”.
Para amantes de ecoaventuras é um prato cheio, tem a incrível característica da montanha e o mar juntos, na dúvida entre um e outro, lá você curte os dois, sobe a montanha pra ter um visual do fiorde e já desce pra curtir a águas calma e quente do fiorde, além de trilhas costeiras entre uma praia e outra, e um mangue preservado no “fundo do saco”, onde também tem uma cachoeira em meio a floresta, em um cenário único, onde o mar vai virando mangue, depois o mangue vai virando floresta, e onde a natureza ainda reina absoluta. São aventuras e cenários que só encontrará aqui.
A ECOVALETUR tem três roteiros no Saco do Mamanguá, o mais popular é o Pico do Pão de Açúcar, onde subimos a montanha até o cume do guardião do fiorde (425 metros de altitude), localizado exatamente no meio dos 8 Km e de onde se tem a melhor perspectiva do fiorde, o roteiro Expedição Mangue, onde vamos remando até o mangue, adentramos ele até chegar a cachoeira e retornamos remando, e o roteiro Mamanguá Full Adventure, onde em um final de semana, fazemos os dois roteiros citados anteriormente, cada um em um dia, e o pernoite em acampamento, com tudo incluso, equipamento de camping e alimentação completa.